logo

Horta e Paisagismo

Que tal combinar ornamentais e hortaliças em um mesmo espaço? E ter um jardim que além de levar a natureza para sua casa vai fornecer a sua família alimentos, remédios e aromas?

Integrar uma horta ao jardim é mais fácil do que parece. O resultado vai ser fascinante, já que muitas espécies comestíveis tem um grande valor estético.

Que tal você colher verduras e prepará-las em sua cozinha sem agrotóxicos? Vamos criar um jardim orgânico onde tudo é natural. Você se surpreenderá com o valor estético de muitas hortaliças.

Podemos cultivar uma grande variedade de plantas comestíveis, como alface, sálvia, alecrim, lavanda, aipo, tomate e muitos outros produtos hortícolas.

A sensação desta onda verde está em todos os lugares do mundo, e aproveitar cada espaço para produzir nossos alimentos em lajes, telhados, jardins e, se não tiver espaço, fica a deixa, para o cultivo em paredes como os jardins verticais e por que não em vasos?

Se você mora em apartamentos que tal ter árvores frutíferas em vasos? Um charme ter um pé de limão para uma limonada ou por que não para uma caipirinha? Uma Romã que além do fruto é conhecida como árvore da prosperidade e sem dúvida, uma belíssima planta ornamental.

O tomate era usado no início do século XIX pelos europeus como planta ornamental e só mais tarde que passou a ser comestível. Hoje nos encanta pela sua beleza estética e como um dos alimentos mais utilizados na culinária do mundo todo.

Você pode através da horta ter muitos temas a serem estudados com as crianças, como produzir alimentos livres de agrotóxicos, influência nas escolhas alimentares, e estimulando-as a consumirem o que elas próprias plantarem. Conhecer as consequências das ações do homem em seu meio ambiente, aumentando a conscientização de uma sociedade mais responsável ecologicamente e comprometida com a sustentabilidade.

Quais são os primeiros passos para se ter uma horta?

Fundamental é entender que ela vai precisar muito de você e sua vontade, e nem é essencial ter muito espaço, pode ser no jardim, varandas, sacadas, jardins verticais ou até mesmo vasos e floreiras.

Então mãos à obra, vamos primeiramente fazer um projeto de acordo com seu espaço, mas todos terão que contar com mínimo de 5 a 6 horas de sol por dia.

E aí? Vamos executá-la?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*